História

História da empresa


Breve história do nascimento e crescimento da Auto Estrela da Cidade, Lda.

No ano de 1963, António Pereira criou uma empresa em nome individual, iniciando-se no serviço de Transportes Rodoviários de Mercadorias, com apenas 1 viatura, conduzida pelo próprio que transportava, ao abrigo de uma licença de transporte especial, produtos agrícolas e frutíferos desde a sua terra natal em Baião até ao Mercado Abastecedor Ferreira Borges no Porto, cidade para onde foi habitar, em 1965, com a esposa e os seus 4 filhos.

Com o desenvolvimento do mercado e em face do estipulado por Lei, em 1968, cria, em sociedade com a sua esposa Maria Helena, a AUTO ESTRELA DA CIDADE, Lda., com o capital social de 50.000$00 (250,00 €).

A firma foi crescendo lentamente e dentro das possibilidades da época com a ajuda da sua esposa (com uma retrosaria) e dos seus filhos nas horas vagas da escola.

Em 1974, o Sr. Gregório Pereira, filho mais velho do fundador, veio trabalhar a tempo inteiro para a empresa, começando a explorar um nicho de mercado até aí pouco explorado: as MUDANÇAS.

Depois de passadas as dificuldades inerentes ao período conturbado vivido em Portugal, a década de 80 ficou significativamente marcada por importantes investimentos realizados em:

  • Aquisição de viaturas para DISTRIBUIÇÃO DEDICADA dos produtos de novos clientes angariados;
  • Montagem de uma oficina de MANUTENÇÃO PREVENTIVA e reparação de viaturas;
  • Introdução do serviço regular de Grupagem PORTO <-> LISBOA;

Em 1987, Gregório Pereira foi nomeado Sócio-Gerente da empresa.

Em 1990, Ernesto Pereira, também filho do fundador, que já tinha regressado à empresa em 1988, foi admitido como Sócio-Gerente dando início à informatização da empresa e o capital social foi aumentado para 100.000,00 €.

Dado o crescimento do número de clientes e consequente aumento das viaturas e da mercadoria transportada, as instalações no Porto começavam a revelar-se exíguas.

Foi então que em 1995 a Auto Estrela da Cidade, Lda., mudou a sua sede para a Zona Industrial da Maia, onde em 1997 adquiriu instalações próprias, para centralização de todos os serviços: Sede, Serviços Administrativos, Armazenagem, Logística e Movimentação de Cargas.

Depois de comemorar os 40 anos de existência em 2008, a empresa aposta novamente na inovação e remodelação. Actualiza o logótipo e toda a imagem da empresa, para além da constante renovação da sua frota.

Em 2009 o Sr. António Pereira e esposa cedem definitivamente as quotas aos filhos, ficando Gregório Pereira e Ernesto Pereira como únicos sócios da empresa.

Ainda no ano de 2009, a Auto Estrela da Cidade; Lda. é reconhecida com o estatuto de "PME Líder".

A 3ª geração da família Pereira foi sempre, pontualmente ajudando e colaborando na evolução da Auto Estrela da Cidade, Lda., mas é no início do ano de 2010 que esta colaboração acontece com maior vigor, com a aposta no reconhecimento e certificação de qualidade, e na reestruturação e renovação do sitio da internet.